Os (Demasiados) Papéis do Professor, por João Paulo Teixeira

No passado dia 28 de janeiro, o João Paulo Teixeira, professor e coordenador de cursos profissionais na área de audiovisuais e education advisor no e-Schooling, esteve presente no Building The Future, onde falou sobre "Os (Demasiados) Papéis do Professor".

São 20 anos a ensinar e a coordenar equipas pedagógicas, pelo que não é difícil para o João Paulo enumerar os vários desafios e as dificuldades com que os professores se deparam diariamente. Professores que são elementos-chave para o setor da educação, mas que continuam presos a tarefas administrativas, burocracias e a processos obsoletos, ditados por um setor que tende, ainda, a ter alguma resistência à mudança.

E, para além disso, ainda têm, evidentemente, que realizar as tarefas diárias inerentes à sua profissão: aulas para dar e preparar, reuniões, chamadas para pontos de situação sobre os seus alunos, testes para corrigir e dedicação aos seus alunos. E estas são só algumas das responsabilidades do seu dia-a-dia! Tarefas e mais tarefas, em agendas intermináveis, às quais os professores não conseguem dar resposta. Pelo menos, não aquela que gostariam.

E os alunos? Que prioridade é dada aos alunos no meio de tantas tarefas e responsabilidades?

A reflexão extraordinária do João Paulo Teixeira sobre este tema não poderia ficar só para nós e, por isso, partilhamo-la consigo para que também possa conhecer novas visões e perspetivas para o setor da educação, que salientam a tecnologia como um recurso que pode melhorar, consideravelmente, o trabalho diário dos professores. A tecnologia não substitui os professores, mas é essencial para coadjuvar nos seus múltiplos papéis, dando-lhes todas as ferramentas, informações e interações que eles necessitam para cada momento! 

Saiba mais detalhes sobre essa tecnologia e partilhe connosco a sua opinião, no nosso canal do YouTube. 

 

Assista à sessão aqui!