O futuro já chegou e vai revolucionar a gestão escolar!
A aproximação de um novo ano letivo é um período de intensa atividade nos diversos departamentos de uma escola. O que muitos ainda não perceberam é que já há formas de aliviar equipas e de recuperar o controlo da situação. Vamos ser curtos e sintéticos, porque gestão escolar cabe numa biblioteca inteira.
A aproximação de um novo ano letivo é um período de intensa atividade nos diversos departamentos de uma escola.
Alunos que se inscrevem, outros que não se matriculam, professores que vêm e outros que vão, reuniões adiadas, planificações para fazer, de repente uma nova legislação em contramão, horários pela direita, equipamentos pela esquerda, comunicação com encarregados de educação e relatórios por todo o lado. Um bom filme de Hollywood.
O que muitos ainda não perceberam é que já há formas de aliviar equipas e de recuperar o controlo da situação.
Mas há um sim e um não, antes de continuarmos.
Sim, é tecnologia numa plataforma educativa, centralizada, integrada e simplificadora. Não, provavelmente ainda não viu o que estamos a falar. Se pensa que é apenas de registos de alunos e turmas, históricos, faturações, integração de professores, então tem muito para descobrir neste texto.
Vamos ser curtos e sintéticos, porque gestão escolar cabe numa biblioteca inteira.
Matrículas, biografias, turmas, calendários escolares
Escolas que utilizam processos e plataformas convencionais tendem a perder-se neste emaranhado de registos e elementos administrativos. Principalmente porque as áreas como a gestão de equipas, formação contínua, currículos e comunicação ficam dispersa por vários sistemas.
O planeamento do novo ano letivo decorre entre papéis, formulários, reuniões, emails e telefonemas para desbloquear problemas.
Vamos pelo todo para perceber as partes. Consideremos que a escola utiliza uma plataforma integradora, global e inteligente. O cenário muda completamente.
Matrículas com todos os dados e histórico integrados. Turmas criadas com funcionalidades inteligentes, integração de horários e professores com simples cliques ou arrastamento de opções. Interativo, intuitivo e personalizável. Todas as dimensões desta etapa disponíveis, comunicáveis entre si e editáveis.
Não se trata apenas de criar em poucos cliques, janelas rápidas e de fácil navegação. A edição para alterar em qualquer um dos níveis é igualmente fácil e célere. A simplificação dos processos reduz o volume de trabalho e de esforço de todas as equipas. Turmas, alunos, calendários, equipas pedagógicas sempre acessíveis e de rápida edição, deixam de ser o foco da atenção da escola. Porque o mais importante são as relações.
Comunicação, currículos e planificações
Estamos a falar de outra geração de plataformas escolares. Na mesma plataforma, integra facilmente os planos curriculares com as planificações de cada disciplina ou grupo curricular e projetos de equipa. Trabalho que se divide, resultados que se multiplicam. Materiais, adaptações, propostas que se partilham rapidamente entre todos.
Planos de atividades por professor ou grupo facilmente acessíveis e em desenvolvimento colaborativo. A evolução e a perceção dos resultados não dependem de emails e reuniões sistemáticas. O trabalho é visível, libertando professores e equipas de tarefas repetitivas, de copiar e colar, de ir buscar a uma pasta para colocar noutra, de alterar acolá para colocar aqui.
Como está integrado com a gestão administrativa, tudo isto se conecta imediatamente com qualquer ajuste nas turmas, alunos ou equipas pedagógicas.
As agendas inteligentes de uma plataforma como o e-Schooling permitem acompanhar e gerir o envolvimento e disponibilidade de todos. É fácil marcar reuniões e perceber as flexibilidades e sobreposições.
Os professores, diretores de turma libertam-se de muitas das burocracias e procedimentos repetitivos e supérfluos, de preocupações com estarem a perder informação, focando-se em tarefas mais profícuas e eficientes. Dados biográficos, históricos individuais, planos de atividades, debates, planificações acessíveis e editáveis.
Há lá melhor forma de começar um ano letivo do que com professores (e equipas administrativas) mais motivadas e com menos ansiedade. O bem-estar docente como prioridade.
Famílias e alunos
Prepare-se, porque aqueles que são a razão de ser da sua escola vão também estar na mesma plataforma. E tudo o que já fez até agora com a secretaria, financeiro, professores e diretores estará conectado com o que precisa de fazer para as famílias.
Em algumas escolas, as profissionais por exemplo, as taxas de desistência são elevadas no início do ano letivo. Noutras não é um problema. Mas a informação, a comunicação e a boa integração no meio escolar vão determinar o sucesso e satisfação de todos.
As famílias recebem no seu feed e por comunicação automatizada toda a informação de que precisam para começar o ano, como materiais pedagógicos necessários, turmas, horários, calendários, mensagens motivacionais, atividades e projetos. E se a direção pretender, pode envolver as famílias, sem necessidade de reuniões extras, na criação de planos de receção e atividades que facilitem a integração de todos.
Para os alunos que transitam de ano, a plataforma já lhe deu dados sobre resultados, mas também necessidades de reforço de aprendizagens e até formas de planificar esse trabalho integrado com as agendas de todos.
Uma plataforma escolar como o e-Schooling, que integra gestão com comunicação e ensino e aprendizagem, é o futuro da educação a começar já no próximo ano letivo. E não é um futuro apenas como descrevemos aqui, é um futuro personalizável, para ser escrito e criado por si, à medida da sua visão.
João Paulo Teixeira
Ver todos os artigosNewsletter
Junte-se à nossa Comunidade!
Conheça, em primeira mão, todas as novidades e informações sobre o e-Schooling e receba conteúdos sobre as últimas tendências e inovações na área da educação!