Leu este título e pensou “ainda há umas semanas li um artigo sobre Educação 4.0 e já estamos na Educação 5.0?”? Pois bem, com a constante digitalização que vivemos, estes processos são tão acelerados ao ponto de nem darmos por eles. Mas, afinal, o que é que difere da Educação 4.0 para a 5.0? O e-Schooling explica-lhe aquilo o que é que muda neste novo paradigma educacional.
Na Educação 4.0 temos tecnologia, tecnologia e mais tecnologia!
Se dermos uns passos atrás, é possível visualizarmos as grandes transições que temos vivido enquanto sociedade. Há uns anos, era inimaginável pedir comida através de uma aplicação sem necessitarmos de comunicar com outra pessoa. Ir ao supermercado também era obrigatório, porque o conceito de shopper ainda nem existia. O cinema em casa estava condicionado àquilo que a televisão nos oferecia, não existiam Alexas para nos acenderem as luzes e, se os pagamentos por multibanco já pareciam uma excelente opção, o Mbway e a possibilidade de pagamento por contactless vieram facilitar-nos muito a vida.
Estas são só algumas das muitas mudanças que têm vindo a ocorrer. Mas o que é que elas têm a ver com a Educação 4.0? Tudo! Se, enquanto sociedade, estamos a criar novos e melhores hábitos de vida, a Educação deve ser capaz de acompanhar todas estas transformações, até porque para as novas gerações o ponto de partida é este. Se analisarmos todas estas modificações, é facilmente percetível que a tecnologia está na base de, praticamente, todas elas. Mas, se olharmos para a Educação, vamos encontrar um mundo um pouco ultrapassado, que inclui poucos updates e onde a tecnologia ainda não tem lugar.
Este distanciamento entre a tecnologia e o setor educativo é o cerne da Educação 4.0, que se propõe a aproximar estes dois mundos que, sendo complementares, dão origem a grandes mudanças. Para projetos educativos apoiados por procedimentos tecnológicos mais eficientes, que fazem a ponte entre o setor e as nossas rotinas cada vez mais digitalizadas, a Educação 4.0 veio relembrar as escolas de que elas necessitam de incluir tecnologia nas salas de aula. Mas, mais importante do que sabermos utilizar os novos métodos e recursos digitais que vão surgindo, é tirar proveito deles para ensinar.

Sabemos que estamos a preparar os atuais estudantes para profissões que ainda nem existem, mas já percebemos que áreas como a inteligência artificial, data science e engenharias serão tendência nos próximos anos. Se ensinar os alunos a tirar proveito das ferramentas digitais é relevante, ajudá-los a pensar além da sua utilização é ainda mais importante, porque são eles os próximos profissionais que vão criar as tendências e os canais futuros. Mais do que saber utilizá-los, devem compreender o seu funcionamento e, isso só faz sentido, se o seu processo de aprendizagem ocorrer num ambiente onde a tecnologia é parte integrante.
A Educação 4.0 foca-se, precisamente, na relação dos alunos com o ambiente tecnológico para que desenvolvam competências de programação, robótica e pensamento computacional. Neste ecossistema, o aluno torna-se protagonista, o ensino híbrido ganha destaque, a transmissão de conhecimento passa a ser uma construção conjunta e as salas de aula passam a incluir recursos tecnológicos que dão suporte às alterações didático-pedagógicas exigidas por este paradigma. O objetivo não é, meramente, tirar partido da tecnologia, mas sim aprender a geri-la para que as sociedades futuras possam estar um passo à frente e mover a tecnologia disponível para criar as inovações futuras que, agora, ainda não têm lugar no nosso pensamento.
Mas, não nos podemos esquecer daquilo que nos torna diferentes das máquinas: as nossas competências pessoais e socioemocionais!
Se a Educação 4.0 se foca na integração da tecnologia no setor, a Educação 5.0 vem complementar esse paradigma e relembrar-nos de que não podemos deixar de lado as soft skills. Temos de saber tirar proveito da tecnologia, mas também utilizá-la para a construção de algo maior, como a resolução dos problemas sociais. Tal só é possível se tivermos profissionais emocionalmente competentes, que se preocupem em empregar as suas hard skills para gerar as transformações sociais que necessitamos.
Para além das competências tecnológicas que a Educação 4.0 abrange, a Educação 5.0 vem adicionar o desenvolvimento de competências sociais, que aliem o pensamento computacional e tecnológico à inteligência socioemocional. Por isso, a Educação 5.0 foca-se no desenvolvimento das soft skills e das relações sociais que os alunos estabelecem na escola, havendo um grande foco em ambientes de aprendizagem colaborativos e com foco na resolução de problemas em equipa. Existe uma estreita ligação entre a Educação 5.0 e o empreendedorismo, porque educar os alunos para utilizar a tecnologia a favor da sociedade e da comunidade onde estão inseridos, é educá-los para se tornarem empreendedores natos.

Este novo paradigma educacional foi impulsionado pela Sociedade 5.0, um conceito que surgiu no Japão e que defende, precisamente, fazer uso dos avanços tecnológicos para solucionar os problemas sociais e os desafios ambientais futuros.
“Uma sociedade centrada nos humanos que equilibra o progresso económico com a resolução de problemas sociais através de um sistema que integra de forma eficaz o ciberespaço e o espaço físico.”
Gabinete do Governo do Japão
Sabia que a sua Escola pode impulsionar uma grande mudança se praticar a Educação 5.0? Pode ser um grande desafio, mas o e-Schooling pode ajudar a sua instituição de ensino a praticar este ecossistema educativo, que se move por conceitos capazes de oferecer aos alunos um processo de aprendizagem que dá espaço à criatividade, à comunicação e colaboração com os colegas, ao estabelecimento de relações interpessoais estimulantes e que os ajuda a desenvolver pensamento crítico, focado na resolução de problemas e gestão de conflitos.
Abrace esta missão com o e-Schooling, contribua para um mundo melhor e tenha alunos felizes e bem preparados para um mundo novo que ainda todos desconhecemos.
Mais de Educação
e-Schooling no Ed Tech Summit Coimbra: um evento que vai reunir Professores de todo o país
Nos dias 10 e 11 de março, irá decorrer o Ed Tech Summit Coimbra 2023, no Convento de São Francisco. …
Especial Dia de São Valentim- Temos o match perfeito para os Professores
O Dia de São Valentim pode ser comemorado com os mais diversos gestos. No e-Schooling, procuramos manter a nossa comunidade …
O metaverso na Educação: um universo paralelo que já é real ou que ainda está no nosso imaginário?
Aos olhos de muitos, o metaverso é todo um mundo desconhecido que ainda está nos seus primórdios. Mas, sabiam que …