A missão das escolas passa, sobretudo, por educar e inspirar os seus alunos a tornarem-se no seu melhor eu. Mas, para que isso se suceda, há algo que está sempre presente na mente dos gestores: investir em mais e melhores recursos. Mas, para investir, é fundamental garantir a saúde financeira da instituição e maximizar os lucros. São eles que constituem a base que permite implementar melhorias para garantir a constante evolução da instituição. E, para assegurar os lucros, a tecnologia é uma excelente aliada. O e-Schooling explica-lhe porquê!
1- Relatórios, Dados e Estatísticas em Tempo Real
As instituições de ensino que utilizam softwares de gestão escolar têm uma visão muito mais clara do funcionamento de todas as suas áreas. Sabem exatamente quais são as áreas-chave que oferecem uma maior rentabilidade e quais são aquelas que carecem de melhorias e adaptações urgentes. Essa visão estratégica da organização só se torna possível graças à enorme quantidade de dados que são cruzados, diariamente, em aplicações como o e-Schooling.
Sejam informações sobre matrículas, faturação, alunos em dívida ou performance da comunidade docente ou estudantil, a tecnologia permite centralizar todas as áreas numa única aplicação e, consequentemente, facilita aos diretores a absorção do maior número de informações sobre a sua organização e o estabelecimento de uma clara noção quanto ao seu atual funcionamento e estruturação.
Exemplificando, se um Diretor é alertado pelo e-Schooling que a sua taxa de retenção está a cair em 20%, comparativamente ao ano letivo anterior, vai reconhecer a necessidade imediata de analisar o projeto educativo, as mensalidades das famílias e os hábitos e métodos da comunidade educativa. Descoberta a necessidade de aumentar a taxa de retenção e depois de analisados os vários fatores que podem estar a contribuir para essa diminuição, podem ser colocadas em prática, de imediato, as melhorias necessárias para contornar esse problema. Com uma maior taxa de retenção, a instituição vai potenciar a captação dos alunos, aumentar a receita proveniente das matrículas e posterior retenção e, claro, garantir maiores lucros oriundos dessa área.
2- Democratização da Informação e Melhoria dos Processos
Com a utilização de ferramentas tecnológicas de gestão, não é só a direção escolar que clareia a visão sobre o atual estado da instituição. Todos os departamentos podem ter acesso à ferramenta e conseguir visualizar, mediante permissões, as informações e os resultados das várias áreas em funcionamento. Assegurar o trabalho entre as várias equipas multidisciplinares é essencial para modernizar e potenciar a eficácia dos processos escolares.
Com procedimentos mais eficientes, proporcionados por uma gestão integrada, o funcionamento da instituição é afetado de forma extremamente positiva. E, se todos os departamentos acederem a melhores ferramentas de trabalho, que lhes permitem analisar e definir métricas e objetivos claros e ainda comunicar entre si, os procedimentos de trabalho vão ser mais bem-sucedidos. Ao invés de cada departamento ser uma ilha, vai formar, juntamente com os outros, um arquipélago onde todas as equipas sabem, claramente, para onde têm de ir. Um trabalho mais organizado, mais estruturado e integrado vai aumentar a eficácia e a produtividade dos colaboradores, melhorar os resultados da instituição e, no final, melhorar o seu orçamento, que está dependente de todos esses fatores. Maior produtividade, maior eficácia, mais lucros.
3- Modernização dos Métodos de Ensino
Para além de impactar diretamente na eficácia dos procedimentos de trabalho, a tecnologia nas escolas também melhora, exponencialmente, os métodos de ensino praticados pela instituição de ensino. Num mundo digital e cada vez mais tecnológico, práticas que se prendem, meramente, a métodos de ensino tradicionais tornam a instituição menos apelativa aos olhos do público-alvo das escolas. Os alunos sentem-se mais estimulados quando estão em contacto com tecnologia e com métodos de aprendizagem inovadores, dado que a inovação faz parte do seu dia-a-dia, fora do contexto escolar.
Adotar métodos de ensino tecnológicos está a tornar-se numa necessidade urgente. Não só porque os alunos são mais recetivos a esses métodos, mas também porque já é uma preocupação dos pais fornecerem contextos de aprendizagem mais ricos e estimulantes aos seus filhos. As profissões que temos atualmente não constituem, necessariamente, as profissões do futuro que vão estar muito associadas à programação, cibersegurança, análise de dados, inteligência artificial e outras áreas tecnológicas. Por isso, apoiar as crianças e os jovens a desenvolver competências deste tipo é essencial para lhes oferecer ferramentas que estejam sintonizadas com as necessidades das gerações vindouras.
E não são só métodos de ensino modernizados que a tecnologia impulsiona. É também a adaptação do projeto educativo à atual realidade empresarial, a oferta de soft skills que os alunos procuram cada vez mais desenvolver e ainda uma porta de entrada aos pais, para eles participem no contexto escolar da forma que desejam. Uma instituição de ensino com ofertas tecnológicas promissoras vai captar mais alunos, gerar mais receita e mais sucesso aos estudantes que a frequentam.
4- Mais informação, Mais Envolvimento, Mais Confiança
Para além de oferecer aos pais a oportunidade de um papel mais participativo, a tecnologia também lhes oferece a possibilidade de consumirem informações mais rapidamente. Hoje em dia, vale muito mais para os pais poderem aceder a uma aplicação e ver, em tempo real, aquilo que os seus filhos estão a fazer na escola ou as próximas reuniões às quais têm de atender, do que terem de esperar pela carta que a escola lhes envia a notificar um novo evento, certo?
Como consumidores, os pais, assim como todos nós, estão cada vez mais exigentes. E as instituições de ensino são para eles um serviço essencial, procurando sempre escolher as melhores, mediante as suas condições de acesso. Se a sua instituição lhes oferecer ferramentas tecnológicas que lhes permitem consumir mais informação e envolver-se nas aprendizagens e com os vários elementos da escola, os pais vão sentir maior confiança e, consequentemente, maior predisposição para pagar uma mensalidade mais cara. E todos sabemos que entre encarregados de educação ainda há um aspeto essencial que os motiva a escolher, com confiança, uma determinada escola: o word-of-mouth.
Se outros pais lhes recomendam uma escola, é certo que eles vão querer saber mais sobre ela, mesmo que não conheçam ou nunca tenham ouvido falar. Por isso, conquiste a sua comunidade. Não só os professores, os auxiliares e os alunos, mas também os pais. Uma comunidade educativa satisfeita é o lance ideal para uma escola mais lucrativa.
Estas são só algumas das razões que demonstram o potencial da tecnologia para a sua instituição. Pode descobrir mais por si mesmo se começar a utilizar o e-Schooling. Peça o seu acesso à nossa solução ou solicite uma demonstração aqui.
Também lhe pode interessar
Mais de Gestão Escolar
A utopia ao alcance da tecnologia educativa? O mundo da educação cabe no e-Schooling
A entrar em força no Brasil, o e-Schooling apresenta-se como a plataforma que integra a gestão escolar com todo o …
Ao ritmo das campainhas: como otimizar o tempo nas escolas?
Dizemos, muitos vezes, até em modo de nos queixarmos, que não temos tempo. Não temos tempo para realizar certas tarefas, …
Desafios e Estratégias na Definição dos Horários Escolares: Garanta Horários Eficientes já no Próximo Ano Letivo
Quando o ano letivo se inicia, a preocupação inicial dos alunos e também dos professores é comum: qual é o …