Hoje celebra-se o Dia Internacional do Podcast e, para assinalarmos a data, trazemos um convidado que, para nós, é ainda mais especial: Marco Coelho, CEO e Cofundador do e-Schooling. Dada a variedade de papéis enquanto engenheiro, pai e empreendedor educacional, foram vários os assuntos e problemáticas abordadas ao longo do episódio. Desde problemas do setor, preocupações com as aprendizagens das crianças ou perspetivas futuras para as escolas, este episódio desperta inúmeras reflexões sobre o vasto universo da Educação.
Como é que se decide, com 19 anos, ser empresário?
Marco Coelho é, atualmente, CEO do e-Schooling, mas a sua trajetória no mundo empresarial começou há muito tempo. Com apenas 19 anos, criou a sua primeira empresa enquanto realizava, em paralelo, os seus estudos em Ciências da Computação e Engenharia de Sistemas.
Quando questionado sobre o que o motivou a criar a sua própria empresa sem finalizar os estudos, Marco destacou dois ingredientes essenciais que o seu avô lhe costumava referir:
O meu avô dizia que, para a gente fazer alguma coisa da vida, é preciso não pensar muito e ter uma grande dose de estupidez natural. Eu acho que tive ambas, muito.
E escolher a Educação também não foi difícil. Com a mãe e outros familiares professores, esta profissão já é considerada geracional na família de Marco. Na verdade, a primeira aplicação que desenvolveu no seu primeiro semestre da universidade centrava-se numa solução que permitisse facilitar à mãe uma série de tarefas, como registo de alunos, organização de notas e outros. E foi aí que tudo começou!
Mas, a universidade não foi suficiente para lhe fornecer todos os conhecimentos necessários para a sua entrada no mundo empresarial, sobretudo no que diz respeito a métodos de gestão e legislação. Ao relembrar esta época, Marco deixou clara a sua opinião relativamente ao atual ensino da engenharia em Portugal. Desde a falta de formação de professores na área, à carência de projetos que ensinem, desde cedo, ciências da computação, foram várias as sugestões apontadas para combater a escassez de engenheiros no país, que veio ser agravada pela globalização profissional impulsionada pela pandemia.
Desafios na Educação das Crianças: brincar é valioso e fornece experiências de aprendizagem impactantes
Se a Educação sempre foi uma preocupação central ao longo da sua carreira, o papel de pai veio trazer preocupações acrescidas. As competências científicas são importantes, mas há outras experiências de aprendizagem que podem ser fornecidas às crianças, sem que a carga de atividades extracurriculares seja excessiva.
Uma criança tem de ter tempo para brincar, para fazer os trabalhos dela (…), mas há coisas que, em idade muito nova, são muito simples de introduzir e permitem começar a fazer essas experiências de uma forma muito leve e desprendida. (…) As crianças têm uma capacidade de absorção incrível.
Foram estas preocupações acrescidas que, associadas com os atuais problemas educacionais, impulsionaram novas ideias que já estavam na gaveta. Em 2007, o e-Schooling foi a 1.ª aplicação totalmente web a oferecer às instituições de ensino uma solução integrada de gestão escolar. 15 anos depois, e com muitos desafios já ultrapassados para democratizar o acesso a uma aplicação de gestão, que antes se restringia apenas à secretaria ou aos gabinetes das direções, e para formar o peopleware das Escolas que foi, na verdade, o maior obstáculo, a missão agora é outra: colocar o aluno no centro do universo escolar!
O objetivo é envolver toda a comunidade na educação de um aluno e até entidades terceiras, sendo que o lugar do aluno não se esgota na escola. A par com esta missão, também os professores, os pais e outros elementos vão ter melhores ferramentas de trabalho e poder contribuir para algo maior. Se a gestão escolar já está resolvida e aparenta, agora, ser aquilo que se assemelha a um pormenor, o caminho a seguir a partir daqui é outro e promete ser disruptivo, desafiante e muito compensador.
Assista ao episódio para fazer uma viagem completa por aquilo que já foi a Educação, pelo que é agora e pelo que ainda vai ser. E a última parte é, sem dúvida, a mais entusiasmante!
Também lhe pode interessar
Mais de Isto Não é Pera Doce!
#EP16: Uma Professora “Piegas”, numa Escola de Afetos, com Alunos Felizes!
No 16.º episódio de Isto Não é Pera Doce, estivemos à conversa com a professora Luísa Fernandes, docente no Agrupamento …
Especial Dia de São Valentim- Temos o match perfeito para os Professores
O Dia de São Valentim pode ser comemorado com os mais diversos gestos. No e-Schooling, procuramos manter a nossa comunidade …
CASE STUDY: Professores, ajudam-nos a ajudar-vos?
Os Professores são elementos essenciais para as escolas e para todos nós. Sem eles, as nossas aprendizagens e memórias não …