🎵 Wake me up when september ends…🎵
-Como foram as férias?
-Souberam a pouco…
É tão frequente ouvirmos ou darmos esta resposta. Principalmente depois da pandemia, as férias parecem saber a pouco. O regresso ao trabalho pode ser mais difícil ou ser experienciado de forma mais negativa.
Setembro é um mês intenso, um regresso à normalidade para muitos de nós. Por aqui, com o início de mais um ano letivo, é um mês cheio de desafios a serem enfrentados com as energias recarregadas.
O que diz a investigação?
Dado o impacto da saúde mental na nossa vida, a comunidade científica tem estudado a relação entre as férias e o bem-estar. Vários estudos referem que os turistas relatam maior bem-estar e sentem-se com as “baterias recarregadas” após as férias. Este sentimento permite-lhes lidar melhor com os desafios da vida pessoal e laboral, e facilita o regresso às rotinas¹.
Por outro lado, e apesar das férias proporcionarem bons momentos, podem provocar sentimentos negativos quando terminam. Um estudo recente² recorreu a um algoritmo de deep learning para analisar o impacto das férias no estado emocional em posts numa comunidade digital. Descobriram que, no final das férias, havia o dobro de mensagens classificadas como “sad” quando comparadas com as de “joy“, o que pode ser atribuído ao início de um novo período de desafios.
Sentirmo-nos tristes, desanimados ou aborrecidos no regresso ao trabalho é normal. Por norma, são sentimentos ligeiros e passageiros e é importante reconhecê-los como tal. O primeiro dia de trabalho pode ser um desafio e, por isso, o ideal é recomeçar de forma gradual. Começar por tarefas mais fáceis e não marcar reuniões para o primeiro/segundo dia pode ajudar.
Outra estratégia é recordar as férias, rever as fotografias e os eventuais souvenirs comprados. Partilhar o que experienciámos com familiares e amigos é não só uma forma de relembrar os bons momentos como proporciona conexão às pessoas que nos são importantes. Socializar é também uma forma de nos sentirmos seguros e ajuda a regular emoções desagradáveis.
Por último, regressar à rotina pode ser intenso e até fazer-nos negligenciar atividades prazerosas e de autocuidado. Assumir um compromisso com o nosso bem-estar é não esquecer de fazer o que nos faz bem. Por isso, faz uma lista de tudo o que gostas de fazer e põe-na em prática!
Podem consultar mais dicas aqui.
Setembro, aqui vamos nós 💪
Referências:
- 1- Christou & Simillidou, 2020; Gao et al., 2017
- 2- Khanpour & Caragea, 2018
Também lhe pode interessar
Mais de Psicologia e Bem-estar
Psicologia na Sociedade e nas Escolas
No passado dia 4 de setembro, assinalou-se, pela quinta vez, o Dia Nacional do Psicólogo. A comemoração deste dia tem como …