Ângela Morais é a nossa primeira convidada do Podcast Isto Não é Pera Doce. Uma inspiração pela forma como conquista os seus alunos e como torna a Música e a Educação num veículo de solidariedade.
Professora de Educação Musical, mulher alegre e entusiasmada com a vida, desde criança que ambicionava ser enfermeira para poder cuidar de crianças. Contudo, o amor pela música falou mais alto e, mais tarde, integra a Sociedade Filarmónica União Seixalense, onde aprendeu a tocar saxofone, orientado pelo maestro Armindo Pereira Luís. O amor pela música cresceu e Ângela não ficou por aqui. Ingressou na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi onde aprofundou os seus conhecimentos musicais. Durante esse período percorreu Portugal de lés a lés com a Banda Filarmónica e Orquestra Ligeira da Cruz de Pau.
Em novembro de 1997, depois de terminar o 12º ano, foi convidada para dar aulas na Escola de Música em Lisboa. E foi nesta aventura que descobriu o que queria para o seu futuro: ser professora de Educação Musical. Foi assim que decidiu especializar-se em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Setúbal (IPS) onde, simultaneamente, lecionava em várias creches e jardins de infância, como forma de poder aplicar os seus conhecimentos e evoluir profissionalmente.
“Tudo aquilo que tinha feito nada era aos olhos do Ministério de Educação, porque era apenas um número.”
Após terminar a licenciatura em Educação Musical, Ângela começou o seu percurso profissional numa Escola Pública. A professora de música refere que, inicialmente, foi um grande choque uma vez que “tudo aquilo que tinha feito nada era aos olhos do Ministério de Educação, porque era apenas um número.” Ângela sublinha ainda que o empenho e a motivação não eram valorizados e válidos para a continuação do seu trabalho. Apesar de nunca te aceitado esta realidade, nem tudo foi mau, a professora de música destaca as coordenações escolares da Escola Básica e Secundária Ruy Luís Gomes e também o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté.
“É necessário ouvir o que os alunos ouvem de forma a perceber os seus gostos e existir uma maior proximidade“
Hoje, Ângela Morais, dá aulas no Colégio Atlântico, no Seixal e é uma apaixonada pela sua profissão. A professora de música conta-nos que durante o seu percurso deparou-se com alunos pouco motivados. Acredita que muitas das vezes os programas estão desajustados aos gostos dos alunos e sublinha que é necessário ouvir o que estes ouvem de forma a perceber o que eles realmente gostam para existir uma maior proximidade com eles.
Para além de ensinar obras musicais incríveis, a professora de Educação Musical, destaca-se nas suas aulas pelos seus debates onde aborda assuntos de diversas bandas e temas da sociedade inerentes às mesmas, como a homossexualidade, bullying e a pobreza. A sensibilização por estes temas levou os alunos a criarem um projeto musical solidário, As Vozes do Atlântico, que consiste em concertos solidários, onde o bilhete de entrada reverte para bens alimentares para oferecer aos mais necessitados, apadrinhados pela Associação de Ajuda Humanitária Dá-me a Tua Mão. Os concertos rapidamente ganharam notoriedade e os autores já pisavam palcos como Altice Arena e Casino Estoril.
Em 2020, surgiu o convite para integrar o corpo docente do #estudoemcasa, onde ganhou uma menção honrosa de Inovação e Adaptação do Ensino à distância do Global Teacher Prize Portugal 2020. Depois disso, Ângela, continuou o seu caminho com a premissa de fazer mais e melhor pela Educação, partilhando com outros professores experiências inovadoras e fundamentais para integrar no ensino.
Uma conversa inspiradora que, com certeza, o vai prender ao seu ecrã! Assista ao primeiro episódio do “Isto Não é Pera Doce!”
Pode assistir no YouTube, Spotify, iTunes ou Google Podcasts.
Também lhe pode interessar
Mais de Isto Não é Pera Doce!
#EP16: Uma Professora “Piegas”, numa Escola de Afetos, com Alunos Felizes!
No 16.º episódio de Isto Não é Pera Doce, estivemos à conversa com a professora Luísa Fernandes, docente no Agrupamento …
Especial Dia de São Valentim- Temos o match perfeito para os Professores
O Dia de São Valentim pode ser comemorado com os mais diversos gestos. No e-Schooling, procuramos manter a nossa comunidade …
CASE STUDY: Professores, ajudam-nos a ajudar-vos?
Os Professores são elementos essenciais para as escolas e para todos nós. Sem eles, as nossas aprendizagens e memórias não …